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Nivaldo Thierry no África Fashion Week Nigéria

Foto: Índico

O estilista e empreendedor, Nivaldo Thierry, participou, de 7 a 9 deste mês de Setembro, na semana de moda designada Africa Fashion Week Nigéria, levando a sua marca para um dos festivais mais concorridos do continente. O evento juntou os melhores estilistas estabelecidos e young designer africanos.

De acordo com uma nota de imprensa, o desfile da marca Nivaldo Thierry foi no dia 9, último dia da semana da moda. Assim, a marca Nivaldo Thierry cumpriu um périplo internacional, com a nova colecção intitulada “Renasça”, inspirada na “fénix”, e que brevemente vai escalar outros países.

Thierry exibiu na Nigéria, em estreia internacional, o seu mais recente trabalho com glamour e requinte que sempre caracteriza as suas produções, num evento que contou com a presença do monarca nigeriano, Ooni Of Ife, que se rendeu, segundo a nota de imprensa, à marca Nivaldo Thierry.

No desfile, foram apresentadas cerca de 15 peças únicas e clássicas, com um conceito original e sofisticado da moda moçambicana, que fazem parte da colecção “Renasça”, composta por roupas pronto a vestir para homens e mulheres com bom gosto. Esta colecção foi feita na base de quatro tecidos, nomeadamente, lã, poliéster, chifon e cetim.

O estilista refere que foi oportuno apresentar a sua colecção neste prestigiado evento e veio a calhar nesta fase de pós-pandemia porque a colecção “Renasça” é para si o regresso à rotina depois do mercado cultural sofrer com a pandemia da COVID-19, sem falar na crise económica e inflação.

A  respeito da inspiração na ave fénix, o artista explicou:  “A fénix era uma bela ave que possuía uma força extraordinária e podia viver cerca de 500 anos. As suas lágrimas podiam curar qualquer doença, possuía um lindo canto e, ao final da vida, entoava uma melodia triste. Após isto, queimava-se, voltava a ressurgir e as cinzas que sobravam deste processo tinham a propriedade de ressuscitar os mortos. A fénix simboliza o renascimento, o triunfo da vida sobre a morte, o eterno recomeçar. Desta maneira, simboliza a vida e os seus ciclos, a esperança, a necessidade de dar a volta por cima nas situações adversas”.

Segundo o estilista, foi enriquecedor e marcante estar na Nigéria pelos aspectos culturais que muito se identificam com os de Moçambique, e porque a Nigéria tem a particularidade de ser uma potência mundialmente reconhecida no sector da moda. Nivaldo diz ter-se identificado com o país, sobretudo porque a moda não foge muito do conceito moçambicano.

Depois da Nigéria, o périplo continua e os próximos destinos são Londres (Inglaterra) e Roma (Itália). Por fim, a apresentação de “Renasça” será na pérola do Índico (Moçambique), onde está agendado um memorável desfile de apresentação da colecção. O estilista também participou, antes da moda de África na Nigéria, na Moda Solidária Angola e Benguela Fashion Week, em Angola, e no Mpumalanga Fashion Show Without Borders, na África do Sul.

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