O vice-presidente da Federação Moçambicana de Judo, Nilton Mujovo, acaba de ser nomeado para presidir a Comissão dos Veteranos da modalidade, cargo indicado pela União Africana de Judo, semana passada.
Nilton Mujovo faz parte de uma lista recentemente divulgada, que integra ainda o presidente da Federação Zambiana da modalidade, Alfred Foloko, que passa a ser o Director Desportivo da União Africana de Judo e a sua homóloga de Eswatini, Princess Thobile, que passa a presidir a Comissão Feminina de Judo.
O presidente regional da modalidade disse, em documento que traz as nomeações desta personalidades para cargos africanos do Judo, congratular-se com estas indicações e orgulhoso por ver mais membros da região a integrar cargos da União Africana de Judo.
Nilton Mujovo honrado
Por seu turno, Nilton Mujovo diz sentir-se honrado com esta nomeação, tendo em conta ser o primeiro moçambicano a ocupar o cargo. “E um reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol do Judo nacional e internacional e ao anos dedicados como atleta e participante nos campeonatos de veteranos da modalidade, após a minha retirada do ciclo olímpico”, afirmou o vice-presidente da Federação Moçambicana de Judo.
Para Mujovo, o Judo é uma modalidade sem fim e com esta indicação para presidir a Comissão de Veteranos, vai fazer com que os os antigos praticantes continuem a praticar a modalidade, sem receios. “Ao nível do continente é uma glória, pois com o trabalho da comissão todos antigos praticantes poderão continuar a competir e realizar acções de desenvolvimento da modalidade e continuarem a serem reconhecidos pelo contributo ao desenvolvimento do Judo”, garantiu, para depois prometer que “organizaremos o 1º Campeonato Africano de Veteranos” uma vez que todos os continentes organizam e África não deve ficar à margem.
“Há muitos judocas veteranos que ainda querem continuar a contribuir para o crescimento da modalidade” e promete trabalhar para que isso seja possível.
País saíra a ganhar com esta nomeação
Para Nilton Mujovo, que já foi nomeado para vários cargos regionais do Judo, para além de ser Membro Executivo da Commonwealth da modalidade, nomeação que aconteceu durante o Congresso da Federação Internacional de Judo, que teve lugar Índia, ano passado, garante que o país terá muitos ganhos com esta nomeação, uma vez que “vamos receber fundos do desenvolvimento da Comissão Internacional de veteranos da Federação Internacional de Judo da qual a Federação Mocambicana de Judo poderá fazer o uso e realizar eventos e campeonatos de veteranos de judocas moçambicanos e resgatar os antigos praticantes”.
Mujovo recordou que actual Presidente da Federação Mocambicana de Judo, Fernando Sumbana Junior, e o Ex-presidente da FMJ e actual Presidente da Mesa da Assembleia Geral de Judo, Igor Vaz, são veteranos da modalidade e passarão a ter este espaço para continuar a mostra seus dotes em provas de veteranos.