O árbitro internacional de basquetebol Nilton Macamo foi nomeado pela FIBA-África para dirigir jogos do grupo “E” da divisão Este da fase de qualificação para a Basketball Africa League (BAL), prova a realizar-se de 6 a 8 de Outubro, em Antanarivo, Madagáscar.
O certame vai contar com a participação do COSPN (Madagáscar), Ushindzi Club (Comores), Roche-Bois Warriors (Maurícias) e Beau Vallon Heat (Seychelles), sendo que o primeiro classificado apura-se para a Elite 16 da Basketball Africa League (BAL).
Para além do moçambicano, a FIBA-África indigitou Cláudio Euiba (Angola), Ahmed Khedr (Egipto), Walelign Gebeto (Etiópia) e Haja Ranaivoson (Madagáscar). Charles Saunders (África do Sul) e Karim Zulficar (Tanzânia) irão desempenhar as funções de delegado técnico e supervisor dos árbitros, respectivamente.
Com a carteira “black license”, renovou recentemente a carteira de árbitro internacionais que os habilita a apitar provas sob a égide da Federação Internacional de Basquetebol.
Macamo, juntamente com António Sitoe, Maria Liliana, Nilton Macamo e Carlota Churame, passaram nos testes físicos efectuados em Janeiro deste ano. Depois, foram bem-sucedidos nos testes teóricos de três módulos realizados entre Fevereiro e Março último na plataforma “e-Learning” (online) promovido pela FIBA Mundo.
Em Agosto do ano passado, Macamo, na qualidade de primeiro árbitro auxiliar, dirigiu a final do Campeonato Africano de Basquetebol masculino sub-18, prova realizada em Antananarivo, Madagáscar. O jovem árbitro teve como “pares” Adlen Larouci (árbitro principal) e Erick Omondi Otieno (segundo árbitro auxiliar). Macamo havia sido indicado, igualmente, para os jogos das meias-finais e quartos-de-
final.
No mesmo ano, precisamente em Dezembro, Nilton Macamo foi indicado como juiz acompanhante do Ferroviário de Maputo na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores femininos.
Em Dezembro de 2021, juntamente com os compatriotas Nilton Macamo Maria Liliana, António Sitoe dirigiu partidas da fase de apuramento da zona VI de acesso aos “Afrobasket’s” masculino e feminino na categoria sub-18, em Maseru, Lesotho.
O árbitro conta ainda com nomeações para as pré-eliminatórias de acesso ao “Afrobasket” masculino, em Janeiro de 2020, no Zimbabwe.