Nigéria e Costa do Marfim são os finalistas do CAN 2023. A selecção da Nigéria venceu a África do Sul nas meias-finais por 4-2, na transformação de grandes penalidades, depois do empate a uma bola no tempo regulamentar. Já os marfinenses venceram a República Democrática do Congo, por 1-0.
A Nigéria qualifica-se à final 10 anos depois. Não foi tarefa fácil, pois a África do Sul esteve ao seu melhor nível. Entraram melhor os nigerianos, obrigando os sul-africanos a jogarem mais recuados. A primeira parte terminou com o nulo.
Na segunda parte, mais uma vez, a Nigéria entrou melhor, adiantando-se no marcador por intermédio de Ekong. Os “bafana-bafana” acusaram o nervosismo. Ainda assim, correram atrás do resultado. À semelhança da Nigéria, a África do Sul ganhou uma grande penalidade bem convertida por Mokoena.
Nos prolongamentos o resultado não mudou. A Nigéria foi feliz nas transformações de grandes penalidades, convertendo quatro contra dois dos sul-africanos.
Por seu turno, a anfitriã Costa do Marfim garantiu a qualificação para a final. Numa partida muito disputada os “elefantes” foram consistentes. Sem dar muito nas vistas, a República Democrática do Congo soube dar réplica ao jogo. Haller foi o herói costa-marfinense, ao apontar o golo que deu a qualificação.
A final entre as duas selecções está agendada para o próximo domingo.