O País – A verdade como notícia

Nelson: um craque “locomotiva” que encantou Durban

Foto: COSAFA

Nelson Manuel foi enorme! Gigante! Brilhou na “South Beach Arena”! Deixou ficar, para não variar, um aviso aos seus opositores: é um verdadeiro “matador”.  Um temível jogador, capaz de fazer balançar, a qualquer momento, as redes! Foi, em cinco jogos, um verdadeiro incómodo para os adversários da selecção nacional de futebol de praia no Torneio COSAFA, prova cujo pano caiu este sábado em Durban. E, porque o trabalho compensa, saiu da cosmopolita cidade de Durban como melhor jogador e marcador.

Nelson Manuel contabilizou 12 golos, muitos deles de grande recorte. Para ver e rever! Para estarem registados nos compêndios do futebol de praia. A saga, essa, começou a meio da manhã do passado dia 25 de Setembro com um golo na derrota dos “Guerreiros da Areia” diante do campeão Senegal, por 5-4.

Esteve cinco estrelas, dia seguinte, quando puxou dos galões de craque para encher os olhos dos presentes na “South Beach Arena”. Assinou um “hatrick” num jogo que teve um único sentido: a baliza das Ilhas Seycheles. Moçambique agigantou-se nas areias e construiu, com toda naturalidade, um resultado gordo: 12-2.

Com fome de golos, Nelson Manuel não descansou. Mostrou, no dia 28 de Setembro, que é um “enfant terrible” nas areias ao assinar o livro com registo de um “póker” (quatro golos) frente à anfitriã África do Sul.

Nelson Manuel deu tranquilidade ao combinado nacional que, em algum momento, revelou inconsistência na abordagem do jogo no qual venceu aos sul-africanos por 8-4.

Veio, depois, um jogo de elevadas exigências diante do Egipto. Era a corrida à final da prova. Cientes da sua influência no jogo de Moçambique, os egípcios procuraram anulá-lo. Saiu em branco, certo, na derrota amarga por 2-1. Não desanimou. Em tão pouco tempo, na arena, disse que era grande. Grande de alma, grande na sua visão de jogo e grande na capacidade de finalização. Fez uma “manita”, ou seja, marcou cinco golos no jogo de atribuição do terceiro lugar mas não evitou a derrota de Moçambique diante do Uganda, por 8-7. Há jogadores bons, há senhores na areia! Nelson Manuel saiu galardoado com o título de homem de jogo em três ocasiões na edição 2022 do Torneio COSAFA. Já agora, repetiu o feito alcançado ano passado quando conduziu os “Guerreiros da Praia” ao inédito título com vitória sobre a Tanzania, por 3-1. O “puto” que no Moçambola veste a pele de central do Ferroviário de Maputo (ganhou a titularidade na disputa com Jeitoso) a partir da 5ª jornada do Moçambola e não largou mais o “osso”. Nelson é, seguramente, uma das grandes apostas de Abinério Ussaca para o Campeonato Africano de futebol de praia, prova a realizar-se de 21 a 28 de Outubro na Arena de Vilankulo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos