O País – A verdade como notícia

Necessários MZN 16 milhões para construção de matadouro em Morrumbala

Foto: O País

O distrito de Morrumbala, localizado na zona sul da província da Zambézia, quer tornar-se numa referência nacional em produção de carne bovina. Actualmente, conta com mais de 15 mil cabeças de gado bovino. Por isso, o Governo distrital está a trabalhar para a construção de um matadouro e respectivos talhos para dinamizar a comercialização.

Morrumbala quer tornar-se numa referência nacional na produção e processamento de carne bovina. Neste momento, o distrito conta com mais de 15 mil cabeças de gado do tipo landim, uma espécie nativa espalhada um pouco pelo país.

A visão do Governo distrital, junto dos criadores, passa por adquirir novas espécies como brâmane, um tipo predominante no Malawi, donde se espera adquirir os animais, por forma a dinamizar a criação de gado no distrito.

“Estamos a fazer de tudo para que os nossos objectivos sejam concretizados. Queremos figurar na lista dos melhores, todavia temos consciência dos esforços que temos de imprimir para alcançar tal feito”, disse João Nhanbessa, administrador de Morrumbala.

Morrumbala produziu mais 77 mil quilos de carne bovina no primeiro trimestre deste ano, contra perto de 78 mil no ano passado, um decréscimo de 0,5%. A ligeira descida deve-se, de acordo com o administrador distrital, aos efeitos causados pelo ciclone Freddy.

“Face ao cenário das calamidades que complicaram ligeiramente a nossa produção de carne, nós travamos uma previsão anual desde 2023, que é produzir 338 mil quilos contra 320 mil em 2022”, disse.

Face aos níveis de criação de carne, ao nível de Morrumbala, o Governo trabalha para a construção de um matadouro distrital com a capacidade de processar 600 mil quilos de carne anual. Estima-se um investimento de 16 milhões de Meticais para viabilizar o projecto.

Espera-se que a iniciativa venha ocorrer numa parceria público-privada. Na sequência, “trabalha-se para a mobilização dos recursos financeiros para o efeito, diante dos agentes económicos locais e aqueles que estão interessados em investir no distrito, por isso estamos de portas abertas e convidamos todos os interessados para abraçar os nossos esforços”.

Na mesma senda, visando dinamizar o que de melhor se produz em Morrumbala, o Governo distrital tenciona lançar, este ano, o festival de carne em Agosto e Setembro, meses de grande produção.

Para além do gado bovino, os habitantes de Morrumbala dedicam-se à criação de caprinos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos