Os ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO reúnem-se, hoje, em Berlim, capital da Alemanha, para coordenar a resposta à guerra entre a Russa e Ucrânia. O encontro acontece numa altura em que a Rússia prepara-se para anexar a cidade ucraniana de Kherson ao seu território
Quando passam 80 dias da invasão russa à Ucrânia, os ministros dos Negócios Estrangeiros da aliança transatlântica, NATO, reúnem-se este sábado, em Berlim, para coordenar a resposta à guerra na Ucrânia, numa altura em que se discute também a adesão da Suécia e da Finlândia – à qual Portugal já garantiu que dará “todo o apoio”.
Até ao momento, há muitas espectativas sobre as decisões que poderão sair da reunião.
Ainda sobre a Ucránia, a administração militar-civil que actualmente controla a cidade ucraniana de Kherson, prepara-se para anexar o território à Federação Russa. A informação foi avançada pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, que alerta que o Kremlin poderá realizar referendos fraudulentos, segundo escreveu o Notícias ao Minuto.
A Rússia lançou a 24 de Fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior. A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais, mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.