É já na terça-feira, 29 de Agosto, que o pavilhão do Ferroviário de Nampula abre as suas portas para acolher, até ao próximo dia 3 de Setembro, a fase de qualificação da zona Norte para a edição 2024 da Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal.
Seis equipas irão dar corpo ao certame, nomeadamente, Ferroviário de Nampula, Academia New Vision de Pemba, Associação Desportiva Mucopelinhas de Nacala, Academia New Vision de Nampula, Núcleo Desportivo de Expansão de Pemba e Niassa Basquetebol Team. O regulamento prevê que as quatro equipas melhores classificadas transitam para a próxima fase da competição.
Para esta segunda-feira, está previsto o sorteio da prova, sendo que o Ferroviário de Nampula, na qualidade de cabeça-de-lista, estará colocado na posição número um. A organização definiu que as posições de 2 a 6 serão definidas por sorteio. A grelha de jornadas a ser preenchida irá respeitar as regras da FIBA.
Sobre os jogadores estrangeiros, a Liga Moçambicana de Basquetebol refere, em comunicado, que a sua inscrição pelas Associações Provinciais deve obedecer ao Regulamento de Inscrições e Transferências, instrumento que preconiza a necessidade de apresentação da carta internacional (Loc-Letter of Clearance) para a sua validação.
O procedimento deve ser feito por solicitação à Federação Moçambicana de Basquetebol, que, por sua vez, irá confirmar junto à federação de origem do atleta estrangeiro.
Recorde-se que a Liga Moçambicana de Basquetebol foi forçada a cancelar a fase de qualificação da zona Centro para a edição 2024 da Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal, devido à desistência de uma das equipas que havia confirmado a sua participação no certame.