O País – A verdade como notícia

Município de Maputo investe 1,9 milhões de Meticais para organizar Chamanculo “C”

Foto: O País

O bairro Chamanculo “C” já está ser requalificado. Ou seja, os becos estão a desaparecer e, no seu lugar, abrem-se ruas mais largas. O projecto é do Município de Maputo e custa 1,9 milhões de Meticais.

O reordenamento de Chamanculo “C” enquadra-se no plano de requalificação urbana da Cidade de Maputo.

Com a implementação do projecto, os becos que eram característicos daquele bairro foram alargados de 60 a 80 centímetros para três metros.

Os munícipes dizem-se satisfeitos com o alargamento das ruas, pois somavam constrangimentos.

“As ruas estavam muito apertadas, então as pessoas não conseguiam andar. Mas agora até os carros entram, e estamos muito felizes porque as ambulâncias já podem buscar as pessoas em suas casas, em situações de doenças”, disse Miguel Chirindza, residente no bairro Chamanculo “C”, há mais de 30 anos.

A requalificação do bairro prevê, além da abertura de ruas, a melhoria do saneamento, dos sistemas de abastecimento de água, da corrente eléctrica e construção de muros para as famílias afectadas, tal é o caso de Muthemba.

“A casa de banho que eu tinha também foi destruída, agora tem uma outra melhorada”, explicou Avelina Muthemba, representante da família.

A ideia de reorganizar os bairros da capital do país não é de agora, mas há quem, até hoje, não vê vantagens, por isso não aceitou ceder parte do seu terreno.

“Há um cidadão que ocupa um espaço por onde devia passar uma rua que iria facilitar que todas as casas que estão no interior do quarteirão pudessem ter acesso”, disse o vereador do Ordenamento Territorial, Ambiente e Urbanização.

Além de Chamanculo “C”, o projecto vai abranger outros 20 bairros da Cidade de Maputo e custará cem milhões de dólares.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos