O País – A verdade como notícia

Município de Maputo garante que Avenida OUA será reabilitada até Agosto próximo

Foto: O País

Os 45 dias prometidos para reabilitar a Avenida da Organização da Unidade Africana, na Cidade de Maputo, passaram e a obra não está concluída. O município avança um novo prazo: Agosto do próximo.

A reabilitação da Avenida da Organização da Unidade Africana, numa extensão de cerca de um quilómetro, desde 11 de Maio de 2022, devia durar 45 dias, mas tal não vai acontecer.

João Ruas, presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento, responsável pela obra orçada em 18 milhões de Meticais, reconhece o atraso. “Há, de facto, um atraso, mas não o consideremos um atraso como tal, porque nós não estamos a pôr em causa a qualidade da obra, estamos a fazer a obra nos mais elevados padrões de qualidade e vamos, inclusivamente, fazer alguns trabalhos adicionais. Por exemplo, da ponte para trás, o pavimento está mau. Era suposto que se fizesse, na altura, uma reabilitação, tapando buracos, e fazendo outras intervenções”.

Neste momento, uma das faixas de rodagem já está coberta de betão com uma espessura de 12 centímetros, um revestimento capaz de suportar qualquer tipo de viatura. A vida útil da via poderá durar entre 20 e 25 anos sem manutenção.

“O problema é que o betão é muito mais caro, mas garante-nos um tempo de vida útil mais longo, então, com pavês, podemos assegurar, também, 20 anos. Contudo, em pouco tempo, podemos ter depressão. É necessário haver uma intervenção pontual, pelo que nós decidimos pôr o betão. Durante 20 anos, não precisaremos de nos preocupar com aquela avenida”, explicou João Ruas.

A falha no cumprimento dos prazos, segundo o empreiteiro, prende-se também ao facto de existir uma rede de escoamento de águas pluviais obsoleta, que precisa de ser intervencionada, para depois se dar seguimento às obras.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos