O País – A verdade como notícia

Mudanças climáticas: Nyusi diz que descuido pode colocar em causa a existência humana

Foto: O País

O Presidente da República defende que qualquer empreendimento a ser edificado, no país, deve tomar em conta os efeitos das mudanças climáticas. Filipe Nyusi considera que o descuido desse requisito pode colocar em risco a existência da espécie humana.

Nos últimos anos, Moçambique tem sido atingido por fenómenos climáticos severos que causam mortes, destruição e prejuízos económicos. Filipe Nyusi defende que a adaptação é a solução para a sobrevivência humana.

“As mudanças climáticas já não são um assunto distante. Elas são uma realidade com a qual temos de lidar no nosso quotidiano, com muita responsabilidade porque afecta a vida no planeta terra. Por isso, se quisermos sobreviver e prevalecer como espécie humana, temos de assumir que qualquer iniciativa, ou empreendimento económico e social, tenha a devida adaptação às mudanças climáticas, como medida intrínseca sem a qual o nosso desenvolvimento nunca será sustentável”, defendeu.

O Presidente da República refere que o problema é profundo e exige acção global. “Impõe-se que conjuguemos esforços tendentes à previsão e a aplicação de serviços meteorológicos e climáticos conducentes a maior redução e melhor gestão de riscos climáticos e fornecimento da resiliência climática”, referiu para depois referir-se à situação de Moçambique.

“A localização geográfica de Moçambique coloca o país numa situação de vulnerabilidade cíclica aos efeitos das mudanças climáticas, com fenómenos como secas, cheias e ciclones tropicais que incidem sobre todas as regiões do país. Estes fenómenos acontecem com maior frequência e intensidade, com efeitos devastadores na vida, infra-estruturas e no tecido socio-económico. Na nossa condição de país, região e mundo propenso a eventos climáticos extremos, não nos resta outra alternativa que não seja enveredar pelas medidas que visam o desenvolvimento sustentável almejado. Por isso, a nova iniciativa do Sistema Integrado de Aviso Prévio para uma Acção Antecipada é oportuna e merece o nosso apoio e total comprometimento”, terminou.

O Presidente da República falava, esta quinta-feira, em Maputo, na reunião dos ministros da SADC, parceiros e intervenientes na gestão de risco de desastres.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos