O País – A verdade como notícia

“MozTech é um centro para fechar grandes negócios”

O relógio está em contagem regressiva rumo à 5ª edição da MozTech, a maior feira de tecnológica do país. Para a Confederação das Associações Económicas de Moçambique, CTA, as tecnologias são uma ferramenta de que as empresas não podem e nem devem abdicar nos dias que correm, sob risco de não sobreviverem no mercado cada vez mais exigente. “Entendemos que para as nossas Pequenas e Médias Empresas serem competitivas são obrigadas a adaptar-se a novas realidades trazidas pelas novas tecnologias. E as feiras tecnológicas são um palco de troca de experiências, contactos para a realização de grandes negócios. Essas PME devem aproveitar esse espaço oferecido pela MozTech para encontrar soluções inovadoras que lhes possa permitir alcançar, com menos custos, maior produtividade, rentabilidade e uma concorrência diferenciada. Porque hoje em dia não apostar nas novas tecnologias é perder terreno em relação aos seus concorrentes”, defendeu Vuma.   

Porque a inovação é uma realidade no nosso país, Agostinho Vuma defende reformas que garantam incentivos a ideias e projectos inovadores. No seu entender, só assim é que o país poderá maximizar os ganhos dessas inovações. “Como colectivo empresarial já estamos a fazer o nosso papel, temos vindo a sugerir ao Governo reformas nessa área de novas tecnologias.

O Governo tem um papel fundamental nesse processo de massificação e incentivo de pessoas com ideias inovadoras. O Governo deve apostar em reformas nesse sector, garantir priorização na sua acção governativa, mas igualmente a colocação de expressão financeira. Quando falo de priorização estou a dizer que na sua expressão financeira, o Governo deve criar incentivos que possam convidar mais jovens – que é o grosso da população – a criar e inovar. Se isso acontecer nos próximos tempos iremos ter ganhos imensuráveis neste sector”, defendeu.    

A cada ano que passa, o número de expositores e participantes tende a aumentar. Para o presidente da CTA, esse facto não deixa dúvidas que a feira MozTech está a tornar-se num projecto credível a nível nacional e internacional. “Os números comunicam. O aumento de empresas associadas ou não a CTA, de jovens, de oradores é revelador que o evento está a agregar valor à vida das empresas e na vida dos moçambicanos. Sendo assim, espero que a 5ª edição supere as quatro anteriores”, disse Vuma.

Porque a adopção das novas tecnologias exige dos gestores mudanças, Vuma mostrou as vantagens que as empresas podem ter em participar na feira tecnológica. “Esta feira é uma oportunidade para tirarmos o mito que paira sobre as pessoas que não acreditam na força das tecnologias”.

Recorde-se que a 5ª edição da MozTech irá decorrer nos próximos dias 9, 10 e 11 deste mês, no Centro de Conferências Joaquim Chissano, na cidade de Maputo. Além de exposições, o evento contará com oradores nacionais e internacionais que irão debruçar sobre os mais variados temas.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos