O País – A verdade como notícia

MOZEFO Young Leaders: Ngueto Yambaye e Mmusi Maimane vão discutir papel da juventude na transformação de Moçambique

Os jovens moçambicanos precisam conhecer a realidade e as oportunidades de outros países africanos com vista a “Investir para transformar”, de acordo com Ngueto Yambaye, antigo ministro da Economia e Planificação do Chade, um dos oradores do MOZEFO Young Leaders, que arranca esta segunda-feira.

Para o político e ex-presidente do partido Aliança Democrática da África do Sul, Mmusi Maimane, a juventude não precisa esperar até ser adulta para mostrar os seus ideais e as suas convicções.

O antigo ministro da Economia e Planificação do Chade, Ngueto Yambaye, defende que a partilha de experiências é crucial para o crescimento dos jovens e estes devem conhecer outras realidades e oportunidades de África.

“Não fiquem apenas nos vossos países, vocês precisam sair e conhecer outros países africanos. Existem muitas outras oportunidades e vocês têm de partilhar as vossas experiências nos vossos países e em outros países do continente”, afirmou Ngueto Yambaye, que no evento vai falar sobre o tema “Investir para transformar”.

Quem também vai partilhar a sua experiência no MOZEFO Young Leaders é o político e ex-presidente do partido Aliança Democrática da África do Sul. Mmusi Maimane destacou que os valores e as convicções como factores-chave para a transformação.

“Muitas vezes o que importa não é a sua idade”, mas sim “os seus ideais e as suas convicções. Se é bom o suficiente, então acredite que é adulto o suficiente”, disse Mmusi Maimane, para quem “não vamos deixar que os mais jovens pensem que devem esperar até crescer” para exporem as suas ideias.

Mmusi Maimane, que abordará o tema “Juventude como líder da transformação”, sublinhou que “se [o jovem] é bom o suficiente, então acredite que é adulto o suficiente. Só tem de trabalhar duro”.

Na óptica do administrador de Mabote (província de Inhambane), Carlos Mussanhane, que também marcará presença na terceira edição do MOZEFO Young Leaders, trabalhar duro é fundamental para adquirir competências e capacidades de liderar uma transformação.

“Não basta o benefício etário, dizer que sou jovem para assumir de imediato um direito. Não. O benefício etário tem de ser combinado com capacidade e competência”, considerou Carlos Mussanhane.
O MOZEFO Young Leader pretende perspectivar um futuro da juventude, onde haja oportunidades iguais para todos os jovens, independentemente da sua condição física, social ou regional.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos