O País – A verdade como notícia

Moreira Chonguiça no Jazzahead na Alemanha

O saxofonista Moreira Chonguiça é um dos campeões do projecto JAZZ FROM AFRICA no Jazzahead!2024, a feira e festival internacional de jazz agendada para ter lugar em Bremen, Alemanha, de 11 a 14 de deste mês.

Tendo sido recentemente reconhecido pelo Governo Francês como Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras, Moreira Chonguiça tem consistentemente ultrapassado os limites do jazz, infundindo sua música com a rica tapeçaria cultural de Moçambique e, mais amplamente, do continente africano.

Como luminar no cenário do jazz africano, com oito álbuns premiados, seu estilo distinto e virtuosismo no saxophone renderam-no aclamação em todo o mundo, tornando-o um embaixador adequado do jazz africano. Moreira Chonguiça é o primeiro moçambicano a ser convidado para o Concerto Global do Dia Internacional do Jazz, que terá lugar em Tangier, Marrocos, a 30 de Abril de 2024.

O projecto JAZZ FROM AFRICA, segundo uma nota de imprensa, foi iniciado por um grupo de figuras proeminentes do jazz no continente africano, e tem como objectivo mostrar a diversidade e a vitalidade do jazz africano, destacando as vozes e perspectivas únicas que emergem do continente.

Como parte desta iniciativa, Moreira Chonguiça busca amplificar as vozes dos músicos africanos de jazz, promovendo a colaboração internacional e a apreciação pela riqueza de talentos dentro da comunidade africana de jazz.

A iniciativa visa promover uma compreensão e apreciação mais profundas do jazz africano dentro da comunidade global de jazz.

Jazzahead! 2024 fornece uma Plataforma ideal para esse empreendimento, reunindo músicos, profissionais da indústria e entusiastas do jazz de todo o mundo. É uma convergência única de uma feira comercial, conferência e festival de exposições.

“Em 2023, o Jazzahead juntou 2,800 profissionais de 51 nações de vários sectores, incluindo artistas, livreiros, marcas, agências e muito mais. Pela primeira vez, o continente Africano foi agraciado com três das oito vagas na exposição ‘Overseas’ ‘além fronteiras’ dedicada a bandas/artistas de jazz emergentes”, lê-se na nota.

Moreira Chonguiça expressa o seu entusiasmo pelo projecto, afirmando, “Tenho a honra de fazer parte deste projecto inaugural JAZZ FROM AFRICA no Jazzahead! 2024. África tem uma herança musical rica e diversificada, e o jazz é um veículo poderoso para expressar as nossas histórias, tradições, e experiências contemporâneas. Este projecto é uma celebração do incrível talento dentro da comunidade africana de jazz, e estou ansioso por partilhar a nossa música com o mundo.”

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos