Moreira Chonguiça foi convidado pelo Herbie Hancock Institute of Jazz, com sede em Nova York, para actuar no All-Star Global Concert, a realizar-se no 30 de Abril, na Cidade do Cabo, na África do Sul. O objectivo do concerto é celebrar o Dia Internacional do Jazz.
De acordo com uma nota sobre a participação do saxofonista no evento, o espectáculo da Cidade do Cabo será gravado e difundido pelas televisões públicas no mundo, incluindo PBS nos Estados Unidos da América e SABC na África do Sul.
“A nossa participação no Concerto Global resulta de um trabalho profundo, de equipa, sendo o destaque para o More Jazz Big Band que de forma incansável, leva para as ruas, hospitais, cafés e vários locais de Maputo, o Jazz. Temos usado o Jazz como terapia educacional, como elemento de união e de formação e transformação de mentes. Hoje somos convidados para mais uma vez mostrarmos o nosso cometimento com o Jazz em um Concerto Global onde vão desfilar artistas conceituados”, afirma Moreira Chonguiça, na nota de imprensa enviada nossa redacção.
Ora, no país, há quatro anos que Moreira Chonguiça organiza e produz actividades comemorativas do Dia Internacional do Jazz em parceria com a UNESCO.