Numa celebração da excelência musical e da diversidade cultural, o álbum “Sounds of Peace”, de Moreira Chonguiça, que chegou ao público em Novembro de 2022, foi premiado, esta sexta-feira, com o South African Music Awards (SAMA) na categoria “Rest of Africa Award”. Concorreram, na categoria, com Moreira Chonguiça, autores como Ckay, Tim Lyre e Davido (Nigéria), Sha Sha (Zimbabwe) e Ferra Gola (RDC).
O prestigiado prémio reconhece a contribuição excepcional do álbum na superação de fronteiras e na promoção da unidade através da linguagem universal da música.
Produzido por Moreira Chonguiça, o álbum tece uma tapeçaria de linguagens, melodias, ritmos e vozes de Moçambique, criando uma experiência sonora harmoniosa que ressoa com o público em todo o mundo. O “Rest of Africa Award” no SAMA é um testemunho da mestria excepcional do álbum e sua capacidade de transcender as fronteiras geográficas.
Moreira Chonguiça agradeceu o reconhecimento nos seguintes termos: “Receber o Prémio SAMA na categoria “Rest of Africa Award” é uma tremenda honra. “Sounds of Peace” foi um trabalho de amor, com o objetivo de mostrar a rica tapeçaria musical de Moçambique e promover uma mensagem de unidade e compreensão. Este prémio não é apenas um reconhecimento do nosso trabalho, mas também uma celebração das diversas tradições musicais que compõem o belo continente africano.”
Refira-se que o álbum “Sounds of Peace” teve recentemente reconhecimento público e foi premiado como “Melhor Álbum/Artista de Jazz Internacional” na 7ª Edição do “Mzantsi Awards” a 26 de Agosto de 2023, em cerimónia realizada no Soweto Theatre em Johannesburg, na África do Sul.
The South African Music Awards (SAMA), um evento anual que celebra a excelência na indústria da música sul-africana, expandiu a sua premiação para incluir a categoria “Rest of Africa Award” em reconhecimento da vasta e variada contribuição musical do continente.
Esta é a quarta premiação de Moreira Chonguiça no SAMA. Moreira Chonguiça já ganhou o prémio como “Melhor Produtor” em 2005 pelo seu álbum “Vol 1: The Journey”, e como “Melhor Álbum de Jazz Contemporâneo” e “Melhor Capa de Álbum” em 2009 pelo “Vol 2: Citizen of the World”.
O álbum “Sounds of Peace”, de Moreira Chonguiça, destacou-se de entre os indicados por sua capacidade de transcender géneros e fronteiras culturais, ao mesmo tempo que transmite uma mensagem poderosa de união e paz. O álbum premiado apresenta alguns dos jovens talentos da música em Moçambique.
Como vencedor do “Rest of Africa Award”, “Sounds of Peace” junta-se às fileiras de álbuns influentes que deixaram uma marca indelével no panorama musical africano. O álbum serve como um lembrete do poder transformador da música para unir as pessoas, promovendo a compreensão e o apreço pela herança compartilhada do continente.
A equipa por trás do “Sounds of Peace” estende a sua gratidão ao South African Music Awards por este prestigiado reconhecimento e espera continuar sua jornada musical, promovendo a paz, harmonia e diplomacia cultural através da linguagem universal da música.