O País – A verdade como notícia

Montepuez Ruby Mining investe 14 milhões USD em rubis

A empresa Montepuez Ruby Mining (MRM), uma firma que explora rubi, um minério de alto valor comercial na actualidade, no posto administrativo de Namanhumbir, situado no distrito de Montepuez, sul da província de Cabo Delgado, vai investir até 2019 mais de 14 milhões de dólares na expansão das operações de extracção de rubis disse, o director da empresa, Isaac Muchenje, por ocasião de uma visita do Comandante-Geral da Polícia da República de Moçambique para se inteirar das condições de segurança.

Citado pela Macauhub, Muchenje afirmou que, com o investimento, a empresa pretende duplicar para 20 milhões de quilates por ano a extracção de rubis, que tem lugar em 11 minas que exploram 300 categorias diferentes de rubis.

A Montepuez Ruby Mining realizou nove leilões para venda dos rubis em bruto extraídos no país, que renderam 338 milhões de dólares, dos quais 71 milhões de dólares foram entregues ao Estado sob a forma de impostos.

A empresa tem uma licença de exploração válida por 25 anos, tendo registado este ano uma facturação de 109 milhões de dólares com a venda em leilão dos rubis extraídos.

Uma parceria controlada em 75 por cento pela empresa britânica Gemfields e nos restantes 25 por cento pela mineradora Mwiriti.

A Montepuez Ruby Mining iniciou a actividade mineira em 2012 e foi distinguida como o maior contribuinte de Moçambique durante dois anos consecutivos.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos