O País – A verdade como notícia

Mondlane promete dinamizar sistema de transporte, saúde e diálogo com municipes

O cabeça-de-lista da Renamo, Venâncio Mondlane, garante a construção de centros de saúde nos mercados, reabilitação de vias de acesso e desenvolvimento de um sistema de transporte eficiente.

O primeiro dos 15 dias de campanha eleitoral para as sextas eleições autárquicas iniciou a meio da manhã desta terça-feira, tendo o cabeça-de-lista e membros e simpatizantes da segunda maior força política do país concentrado as suas atenções na delegação do distrito KamPfumo.

Depois de algumas concertações com os deputados da Assembleia da República e membros da Comissão Política, a caravana percorreu algumas ruas da capital até ao mercado Xiquelene,  onde Venâncio Mondlane fez o contacto interpessoal com vendedores. Neste local, Mondlane garantiu que vai apostar  na construção de centros de saúde em todos os mercados, para além de pautar pelo diálogo com os vendedores e não reprimi-los.

O cabeça-de-lista da Renamo, depois de interagir com os vendedores, fez uma passeata por outras ruas em direcção ao campo da Polana Caniço, onde fez o seu discurso. Curiosamente, neste percurso, as caravanas da Renamo e a da Nova Democracia cruzaram-se, tendo os dois candidatos trocado algumas impressões, isto num clima de tolerância política.

No campo, Mondlane voltou a prometer a construção de postos de saúde, introdução do cartão de vendedor informal autorizado e sistema de transporte eficiente.

“O problema dos ‘chapa’ é sério ou não?”, questionou Mondlane aos populares para depois, intercalado por aplausos dos presentes, apresentar possíveis soluções. “Queremos resolver o problema do transporte. O que está a acontecer é que todos vão para Baixa da cidade ou para o Museu. Quem está no Magoanine, Choupal ou KaMavota onde vai parar? Qual é o terminal? Onde terminam? Não é na Baixa ou no Museu, basicamente?  Pretendemos instalar mais terminais; antes de os carros chegarem à Baixa, haverá quatro terminais. Em cada terminal, vamos colocar locais para estacionamentos dos carros, neste caso, silos. Mas estes terminais não são apenas para colocar carros.

Nestes terminais, vamos colocar centros sociais, serviço bancário, serviço de caixas automáticas, ATM, e telefonia móvel”, assegurou Venâncio Mondlane.

Outra das apostas de Mondlane passa por revitalizar parques na capital, tendo prometido que vai transformar o espaço do Jardim Zoológico no maior parque da região. O cabeça-de-lista da Renamo quer ainda dotar todos os distritos municipais de ambulância cada, assim como introduzir o cartão informal autorizado que passa a reconhecer os “informais”.

Na área do desporto, Mondlane disse que, caso seja eleito edil, vai “abrir, pela primeira vez na história do país, uma loja desportiva municipal. As bolas que vocês compram por preços que compram, iremos vender a um terço ou um quarto do preço. Porquê? Porque o município tem a obrigação de incentivar a prática do desporto. Não é um privado que vai promover o desporto, até porque o privado quer ganhar dinheiro. Quem vai promover o desporto é o serviço público do município.”

Nestas sextas eleições autárquicas, de 11 de outubro, há 11.572 candidatos a membros de assembleias municipais, dos quais apenas 3.797 são mulheres em todas as 65 autarquias.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos