O País – A verdade como notícia

Modo invicto activado no Torneio de Abertura

Foto: CFVM

Ferroviário de Maputo, em femininos, e Costa do Sol, em masculinos, lideram a prova com vitórias nos três jogos até agora realizados. Águias Especiais alcançaram duas vitórias que deixam esta formação da polícia na terceira posição, em masculinos.

O Ferroviário de Maputo continua em destaque no Torneio de Abertura de basquetebol ao nível dos seniores femininos. Fim-de-semana, na dupla jornada, a equipa de Nasir “Nelito” Salé- que não esteve no banco- cumpriu ao vencer os jogos diante da A Politécnica, por 80-53, e Lázio, por 77-30.

Estas vitórias colocam as campeãs da cidade na liderança do Torneio de Abertura com seis pontos, em resultado das três vitórias em igual número de jogos.

Na segunda posição, segue o Costa do Sol com cinco pontos. As campeãs nacionais vingaram a derrota sofrida na estreia com o Ferroviário de Maputo (70-40) vencendo, sexta-feira, a equipa secundária “locomotiva” (Ferroviário “B”), por 77-33.

Novo passeio na quadra da equipa de Leonel “Mabê” Manhique aconteceu sábado, quando derrotou a estreante Águias Especiais, por 94-26.
Na sexta-feira, a Lázio, formação que esteve na última edição da Liga Sasol, derrotou o Desportivo Maputo por 43-30.

Destaque ainda para a A Politécnica que, depois de ter perdido na sexta-feira, derrotou dia seguinte a equipa “B” do Ferroviário de Maputo, por 70-48.

Nos masculinos, o Costa do Sol continua também invicto no Torneio de Abertura. Sexta-feira, no pavilhão da Universidade Eduardo Mondlane, o Costa do Sol de Miguel Guambe derrotou a sua equipa sub-20 por 77-55. Já no sábado, e num jogo em que foi a melhor equipa na quadra, o Costa do Sol venceu o Aeroporto por 94-54, cimentando, desta forma, a liderança da prova.

O Ferroviário de Maputo “A”, esse, derrotou sexta-feira o Desportivo Maputo por 102-41, num duelo em que Horácio Joaquim Martins aproveitou para fazer a rotação da sua equipa.

No mesmo dia, as Águias Especiais venceram o Maxaquene “B” por 76-63. E, porque este fim-de-semana foi produto para os “polícias”, voltaram a vencer já no sábado ao Aeroporto por 65-41, resultado que deixa esta formação na terceira posição.

Destaque para a A Politécnica que derrotou a Universidade Pedagógica por 87-33, em desafio disputado sexta-feira.

Por sua vez, o Ferroviário “B”, conjunto orientado por Rui Rafael, bateu o Aeroporto por 53-47. E, por ultimo, num duelo entre “tricolores”, levou a melhor a equipa principal do Maxaquene que venceu por 87-49.

Quadro de resultados:
Masculinos
Sexta-feira:
Costa do Sol 75-55 Costa do Sol “B”
Maxaquene “B” 63-76 Águias Especiais
Desportivo 61-102 Ferroviário
A Politécnica 87-33 Universidade Pedagógica
Ferroviário “B” 53- 47 Aeroporto
Sábado:
Costa do Sol sub-20 61-57 Desportivo
A Politécnica 48-34 Ferroviário “B”
Maxaquene A 87-49 Maxaquene “B”
Águias Especiais 65-41 Universidade Pedagógica

Femininos:
Sexta-feira:
Costa do Sol 77- 33 Ferroviário “B”
A Politécnica 53-80 Ferroviário “A”
Desportivo 33-40 Lázio
Sábado:
Costa do Sol 94-26 Águias Especiais
A Politécnica 70-48 Ferroviário “B”
Lázio 30- 77 Ferroviário “A”

TORNEIO DE ABERTURA AO RUBRO EM INHAMBANE

Rodou, fim-de-semana, a terceira jornada do Torneio de Abertura de Basquetebol na Cidade de Inhambane. Num duelo desequilibrado, ao nível dos seniores femininos, a formação de Traquejadas derrotou, sábado, Eagles por 42-27. Nos masculinos, realce para o triunfo alcançado pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo diante da Massinga, por 85-40.

Jogaram ainda as camadas de formação, sendo de destacar em juvenis masculinos a vitória do Eagles diante da Escola Secundária Emilia Daússe, por 26-22.

Na categoria de juvenis masculinos, Black Horse levou a melhor no confronto com a “29 de Setembro”, vencendo por 46-28.

Na outra partida, bastante equilibrada, a Nova Aliança derrotou Massinga por 39-36, resultado definido nos instantes finais.

Eagles esteve em destaque em juniores femininos, escalão no qual venceu a Nova Aliança por sete pontos: 42-35.

O Torneio de Abertura vai ser disputado num Sistema de todos numa só volta em seniores, enquanto em masculinos serão duas voltas.

Depois da “abertura”, segue-se o Campeonato Provincial de Basquetebol de Inhambane, prova que apura os representantes de Inhambane para a edição 2024 da Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal.

O sorteio do Campeonato Provincial de Basquetebol de Inhambane esta previsto para a quinta-feira, 1 de Junho.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos