O País – A verdade como notícia

Moçambique vai fornecer gás as empresas energéticas de Japão e Reino Unido

O consórcio liderado pela petrolífera Anadarko vai vender 2,6 milhões de toneladas por ano às empresas Tokyo Gas do Japão e Cêntrica do Reino Unido. O contrato prevê o fornecimento a partir da data de exploração até o início de 20140, anunciou a Anadarko em comunicado citado pelo economia ao Minuto.

A Anadarko fechou, igualmente, um acordo de venda de gás natural com a petrolífera Shell.

"Este contrato de compra conjunta inovador com a Tokyo Gas e a Centrica irá garantir um fornecimento fiável de gás natural limpo para ajudar a satisfazer a procura de energia no Japão e na Europa", disse Mitch Ingram, vice-presidente executivo da Anadarko.

Segundo a empresa, "com a expectativa de uma crescente procura de GNL em todo o mundo nos meados da próxima década, a forte reputação global da Shell em GNL, combinada com os recursos significativos e a localização geográfica favorável do gás em Moçambique, cria uma oportunidade única para disponibilizar aos clientes um fornecimento fiável a longo prazo de energia limpa".

O projeto Mozambique LNG, operado pela Anadarko, será o primeiro empreendimento de GNL a desenvolver-se em terra, na Península de Afungi, província de Cabo Delgado, em Moçambique.

A fábrica, cujas infraestruturas de apoio estão em construção, será composta inicialmente por dois módulos capazes de produzir 12,88 milhões de toneladas por ano (MTPA) de GNL, destinado à exportação.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos