A notável prestação da selecção nacional de basquetebol sénior masculino na primeira volta das eliminatórias do grupo “D” para o Mundial da China, em 2019, ajudou a melhorar a posição do nosso país no ranking da FIBA. A Selecção nacional ocupa 76º lugar com 52.6 pontos
Moçambique começou por vencer, a 24 de Fevereiro, a Costa do Marfim por uma diferença de 13 pontos: 66-53.
Depois, na segunda jornada, no dia 25 de Fevereiro, a selecção nacional derrotou a República Centro Africana por 59-52, num jogo bastante equilibrado.
Na terceira e última jornada, Moçambique perdeu diante do Senegal por 60-52, num jogo em que controlou o primeiro quarto em que saiu a vencer 18-5.
Estes resultados colocaram Moçambique na segunda posição com cinco pontos, o que valeu uma subida de oito lugares no ranking da Federação Internacional de Basquetebol, ocupando o 76° lugar com 52.6 pontos.
Mesmo com a excelente campanha na primeira volta das eliminatórias do grupo C para o Mundial, Angola não conseguiu superar a Nigéria na tabela.
Melhor selecção africana no ranking da FIBA, os nigerianos mantêm-se na 32 ª posição com 228.8 pontos, enquanto Angola encontra-se no 50° lugar com 135.1 pontos.
A actualização ocorre em simultâneo com o ranking africano, cujo pódio não sofreu qualquer alteração com a Nigéria na primeira posição, Senegal na segunda e Angola na terceira.
Estados Unidos lidera o ranking com 735 pontos, seguido da Espanha com 704.7 pontos e França, que contabiliza 644.