O País – A verdade como notícia

Moçambique recebe viaturas para conservação de vacinas

O país tem, pela pela primeira vez, viaturas com sistemas de refrigeração para a conservação de vacinas. Os veículos têm capacidade para conservar cerca de 850 litros cada.

São no total 22 viaturas entregues ao Ministério da Saúde pela Agência de Cooperação Internacional do Japão. Espera-se que, com estas viaturas, se revitalize a conservação e a administração de vacinas.

“A vacinação é a medida de saúde pública mais eficaz. Se vacinarmos as pessoas contra as diferentes doenças, essas pessoas não vão ficar doentes. Não ficando doentes, não vamos ter as nossas unidades sanitárias a atender aqueles casos de pessoas que realmente necessitam”, explicou Armindo Tiago, Ministro da Saúde.

As viaturas foram entregues no âmbito do reforço às medidas de combate à COVID-19. Entretanto, uma vez reduzido o impacto da doença no país, os recursos poderão ser usados para prevenção e combate de outras doenças, segundo avançou o embaixador do Japão.

“Pode haver pandemia a qualquer momento. Não espero que a pandemia chegue aqui, mas, se acontecer outra, já estamos prontos. Eu acredito que esses carros podem ser usados [para transportar] outras vacinas também. Dá para transportar vacinas de malária com esses carros”, disse Kimura Hajime.

As viaturas podem conservar vacinas por oito horas de tempo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos