O País – A verdade como notícia

Moçambique perde diante da Nigéria (80-69)

A selecção nacional de basquetebol sénior feminina perdeu, esta sexta-feira, diante da Nigéria (80-69), em desafio inserido na primeira jornada do grupo “B” do Afrobasket do Mali.
Em pleno Palais des Sports Salamatou Maiga, palco da prova, Leia “Tanucha” Dongue puxou dos galões de uma das melhores jogadoras de África e arrancou 19 pontos, seis ressaltos e duas assistências durante os 20:50 minutos em que esteve na quadra.
Leia Dongue obteve 90 porcento de aproveitamento na linha de lances livres ao concretizar 9 em dez tentativas.
Tanucha foi bem secundada por Tamara Seda, ela que contabilizou 10 pontos e quatro ressaltos em 26:45 minutos na quadra.
Em termos globais, as “Samurais” tiveram 21 porcento de aproveitamento na linha dos 6.25 metros (quatro lançamentos certeiros em 19 tentados); 80 porcento de aproveitamento na linha de lances livres (21 lançamentos convertidos em 26 tentados); 31 ressaltos (dos quais 14 ofensivos e 17 defensivos) e 15 “turnovers.
No embate diante das “D’ Tigress”, Nazir “Nelito” Salé, seleccionador nacional, utilizou as 12 jogadoras convocadas para esta competição.
Do lado da Nigéria, terceira classificada da última edição, Adaora Elonu foi a melhor cestinha ao contabilizar 17 pontos e colectar seis ressaltos durante os 36:00 minutos em que permaneceu na quadra.
Ezine Calu, com 13 pontos, esteve igualmente em destaque nas campeãs africanas de 2003. Feitas as contas, as nigerianas apresentaram uma média de 37 porcento nos tiros exteriores com seis lançamentos certeiros em 16 tentados. E mais: 70 porcento de aproveitamento na linha de lances livres, com 12 lançamentos convertidos em 17 tentados.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos