O País – A verdade como notícia

Moçambique no grupo “B” acessível do CAN de futebol de praia

A selecção nacional de futebol de praia ficou a conhecer os seus adversários na fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN), que terá lugar em Dakar, Senegal, em Maio próximo. Trata-se do Egipto, Marrocos e Seychelles, que integram o grupo B da competição.

Está num grupo acessível, em termos de adversários para aquilo que são os objectivos traçados pelo combinado nacional, e, neste, vai defrontar três adversários que, até ao momento, nunca disputaram um campeonato do mundo, nem nunca conquistaram o título africano, pese embora os magrebinos sejam assíduos no CAN.

O Egipto, por exemplo, disputou todas as edições do CAN de futebol de praia, mas a sua melhor posição foi o terceiro lugar alcançado em quatro edições, nomeadamente, em 2006 na África do Sul, 2011 no Marrocos, 2016 na Nigéria e 2018 como anfitrião.

Já o Marrocos disputou sete das nove edições anteriores, tendo falhado as provas de 2007 e 2008, ambas na África do Sul, mas conseguiu a sua melhor posição em 2013, na prova em que foi anfitrião, quando terminou na terceira posição.

Por seu turno, as Seychelles têm apenas uma participação na fase final do CAN de futebol de praia, em 2015, quando também foram o organizador.

Moçambique fará, porém, a sua estreia com os objectivos traçados para alcançar a primeira vitória de uma selecção nacional de futebol em fases finais de um CAN, para além de procurar a qualificação inédita às meias-finais da competição.

O grupo A, por outro lado, será composto pela anfitriã Senegal, cinco vezes campeã africana e detentor do troféu, para além da Tanzânia, 7º da última edição, Uganda e RD Congo, estas duas últimas estreantes.

O Campeonato Africano das Nações do Senegal-2020 vai decorrer de 23 a 29 de Maio próximo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos