O País – A verdade como notícia

Moçambique melhora no indicador de risco para investidores

O Africa Risk-Reward Index, relatório que avalia os indicadores sobre o risco de investimento no continente africano, indica que Moçambique obteve uma pontuação de 6,07 em 2019, uma melhoria em 0,11 pontos face a classificação do ano anterior.

O mais recente estudo sobre os indicadores de risco de investimento em África, elaborado pela Oxford Economics e Control Risks, mantém Moçambique no grupo dos países africanos com elevado risco para os investidores em 2019.

Intitulado, Africa Risk-Reward Index  (Índice Risco-Retorno), que já vai na sua quarta edição, a avaliação constata, porém, que apesar do país continuar na “lista negra”, melhorou na pontuação. Em 2019, obteve uma redução do risco para 6,07 pontos, contra 6,18 da classificação do ano anterior.

Maurícias e Botswana são os países africanos com menor risco, com pontuações de 3,43 e 2,41, respectivamente. A República Democrática de Congo (RDC) é o pior nesse capítulo (8,10 pontos), seguida do Sudão com 7,24 pontos e Zimbabwe com 7,09 pontos.
O Africa Risk-Reward Index 2019 compara Angola e Moçambique, dois países “irmão” com risco mais elevado nos Países Africanos de Lígua Oficial Portuguesa (PALOP).

Segundo os economistas da Oxford Economics e Control Risks, Moçambique leva a melhor em relação a Angola, que apresenta uma de pontuação de 6,16 em 2019.

Moçambique obtém também uma melhor classificação do que Angola quanto a retorno, 3,72 face a 3,18, embora a evolução seja menos favorável do que a angolana (0,24 face a 0,69).

A melhoria dos indicadores angolanos é atribuída à ambiciosa agenda de reformas prosseguida pelo presidente João Lourenço desde que chegou ao poder, há dois anos, embora a situação do país seja avaliada com algumas reservas, recordando que os níveis de risco e de retorno são, respectivamente superiores e inferiores às médias do continente.

A quarta edição do relatório do Control Risks e da empresa de assessoria independente internacional Oxford Economics, oferece uma perspectiva abrangente e actualizada do panorama do investimento empresarial altamente dinâmico.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos