O País – A verdade como notícia

Moçambique já tem internet por satélite da SpaceX

Foto: O País

Moçambique é o primeiro país africano a ter internet por satélite através da empresa norte-americana Starlink. A entrega formal da licença, pelo Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique, decorreu hoje e a expectativa é que haja melhorias no acesso à internet e aumento da inclusão digital e social.

O presidente do Conselho de Administração do INCM e o representante da SpaceX sentaram-se à mesma mesa para assinar o documento que autoriza a empresa norte-americana Starlink, de Elon Musk, a disponibilizar internet por satélite em Moçambique.

Segundo o Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique (INCM), na voz do seu PCA, Tuaha Mote, o serviço, que chega ao país através do projecto SpaceX, “vai mitigar e facilitar o acesso à internet em Moçambique, o aumento da inclusão digital e, por via disso, garantir a inclusão social dos nossos cidadãos”.

Ademais, em situações de interrupções das telecomunicações, por calamidades naturais, a internet via satélite será útil. “E essa tecnologia é de fácil implantação e o nosso país é muito propenso a catástrofes naturais e uma solução da tecnologia de satélite é ideal para garantir até comunicações de emergência nos momentos de isolamento, porque a estação que está em terra comunica, directamente, com o satélite e daí é possível manter as pessoas a comunicarem”, explicou Tuaha Mote.

A autoridade reguladora das telecomunicações no país assegurou que questões da disputa do mercado com os outros provedores do serviço de internet estão acauteladas. “Com a introdução desses serviços, nós estamos convencidos de que não vem substituir as tecnologias existentes, nem criar disrupção no negócio existente. Como podem saber, a SpaceX usa a tecnologia de satélite, tem um determinado nicho de mercado e o seu foco é conectar zonas remotas, rurais e aqueles que não estão conectados”, garantiu o PCA do INCM.

A provedora do serviço explicou que, enquanto a maioria dos serviços de internet via satélite provém de satélites em órbita, a cerca de 35.000 quilómetros da terra, o Starlink está próximo, a cerca de 550 quilómetros, o que lhe permite reduzir o tempo de viagem de dados entre o utilizador e o satélite.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos