O País – A verdade como notícia

Moçambique entra para lista dos países exportadores de GNL

Foto: Coral FLNG

Moçambique já é exportador de Gás Natural Liquefeito (GNL). O Presidente da República diz que a realização da primeira exportação do recurso prova que o país reúne condições para acolher grandes investimentos.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou, este domingo, o início da primeira exportação de Gás Natural Liquefeito, produzido na Bacia do Rovuma, pelo Projecto Coral-Sul FLNG.

“O navio cargueiro British Sponsor parte das águas territoriais moçambicanas para o mercado internacional. Hoje, Moçambique entra para os anais da história mundial como um dos países exportadores de gás natural liquefeito, que, além de representar uma fonte alternativa de fornecimento, contribui em larga medida para a segurança energética nos países de maior consumo”, disse Filipe Nyusi, Presidente da República.

Para o Chefe de Estado, a materialização da primeira exportação de Gás Natural Liquefeito (GNL) é sinal de que o país oferece condições para investimentos multibilionários.

“A realização deste empreendimento internacional é sinal do reconhecimento pelo mercado de que Moçambique oferece um ambiente estável, transparente e previsível para a realização de investimentos multibilionários, onde sobressalta a alta tecnologia com o intuito de monetizar recursos numa fase de transição energética, portanto deve ser orgulho de todos os moçambicanos.”

Filipe Nyusi afirmou que as exportações de Gás Natural Liquefeito deverão melhorar as contas públicas pelo mecanismo de arrecadação de receitas fiscais.

“Adicionalmente, é importante salientar os efeitos sobre o equilíbrio externo pelo canal das exportações, a melhoria das contas públicas pela arrecadação de receitas fiscais por via de impostos sobre a produção, da partilha de lucros e da tributação normal em sede do IRPC, assim como da apropriação de uma tecnologia moderna por moçambicanos formados ao longo das várias fases da construção da plataforma flutuante”, disse Nyusi.

O Chefe de Estado apelou aos moçambicanos para que não olhem para a exploração de gás como a única e maior solução para o desenvolvimento do país.

“Devemos manter e aumentar intensivamente a produção e a produtividade nas nossas actividades tradicionais, como agricultura, pesca, turismo, projectos de geração de energia, entre outras”, apelou Filipe Nyusi, que, em seguida, endereçou mensagem aos responsáveis deste feito.

“Queremos congratular os investidores e concessionários da Área 4 da Bacia do Rovuma, por serem realizadores pioneiros neste sector e endereçar uma palavra de apreço a todas as entidades governamentais envolvidas pelo sucesso alcançado.”

Este é o primeiro carregamento de Gás Natural Liquefeito, no âmbito do contrato de compra e venda de longo prazo, com a BP. O Projecto Coral-Sul FLNG, desenvolvido na área 4 da Bacia do Rovuma, é liderado pela ENI, Exxon Mobil e CNPC.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos