O País – A verdade como notícia

Moçambique e Zimbabwe querem reactivar comissão mista este ano

A Comissão Mista entre Moçambique e Zimbabwe será reactivada ainda este ano, anunciou este sábado o Presidente da República, após a reunião que manteve com o Presidente zimbabweano. Esta Comissão deixou de reunir em 2013.

São os primeiros sinais do retomar dos diálogos que pararam há quase oito anos, mesmo existindo temas de interesse. O terrorismo está no topo da agenda, mas não é o único problema comum entre os Estados.

“A cooperação tem de ser alimentada com ideias e pensamentos. Nós não podemos resolver um problema, segundo, terceiro…temos que fazer tudo ao mesmo tempo. Temos o terrorismo, mas o desenvolvimento não pode parar”, defendeu o Presidente da República, Filipe Nyusi.

O Presidente Zimbabweano, Emmerson Mnangagwa tem o mesmo pensamento e espera que a reactivação dos debates “seja o mais breve possível”.

A Comissão Mista que se deseja, que volte a manter encontros ainda este ano, tem, igualmente, a partilha dos rios e a exploração de recursos como outro problema a resolver.

“No Zimbabwe a água é bonita, mas chega à Moçambique avermelhada por causa do Garimpo. Esse assunto, também, vai ser discutido pela Comissão Mista assim como temas ligados à: segurança, criminalidade, fronteira, caça furtiva…”, disse Nyusi.

A visita do Chefe do Estado ao Zimbabwe enquadra-se, também, no âmbito das consultas regulares na qualidade de Presidente da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADC.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos