O País – A verdade como notícia

Moçambique e Ucrânia aprofundam relações

Foto: AR

O primeiro vice-presidente da Assembleia da República, Hélder Injojo, recebeu, em audiência, a embaixadora extraordinária e plenipotenciária da República da Ucrânia em Moçambique, Liubov Abravitova, num encontro que serviu para o estreitamento das relações de cooperação e amizade, existente entre os dois países, a nível parlamentar, escreve o sítio da Assembleia da República.

No encontro, o Parlamento moçambicano manifestou a sua disponibilidade em cooperar com o Parlamento ucraniano mediante a troca de delegações e de experiências.

De acordo com Oriel Chemane, porta-voz do encontro, as relações de amizade e de cooperação entre Moçambique e a Ucrânia são boas e duram desde os primórdios da luta armada de libertação nacional.

Falando a jornalistas, momentos depois do encontro, Chemane disse que o primeiro vice-presidente da Assembleia da República lamentou a situação conflituosa prevalecente na Ucrânia e apelou para que as duas partes envolvidas no conflito encontrem uma solução pacífica através do diálogo.

Por seu turno, a embaixadora extraordinária e plenipotenciária da República da Ucrânia em Moçambique, Liubov Abravitova, afirmou que as relações de amizade e cooperação entre Moçambique e Ucrânia sempre existiram.

A embaixadora da República da Ucrânia disse acreditar que Moçambique vai desempenhar um papel importante como membro não-permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.

“Eu acredito que Moçambique vai desempenhar um papel muito importante no momento de acabar com estes conflitos que assolam o mundo”, acrescentou Liubov Abravitova, que acredita que, até lá, a Ucrânia terá vencido a guerra.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos