O País – A verdade como notícia

Moçambique e Malawi reforçam cooperação bilateral nas áreas económicas, paz e segurança

O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu, na manhã desta sexta-feira, o seu homólogo malawinano, Lazarus Chakwera, para conversações oficiais no âmbito da visita deste Estadista a Moçambique.

Num encontro tête-à-tête, os dois presidentes trocaram os pontos de vista sobre vários assuntos, com destaque para o reforço da cooperação bilateral nas áreas de economia, paz e segurança, que constituam ganhos mútuos para os dois países.

“Os presidentes fizeram uma avaliação positiva da cooperação bilateral, com destaque para o grau de implementação das decisões tomadas pelos dois líderes na última visita do Chefe de Estado moçambicano ao Malawi, em Novembro passado”, disse Verónica Macamo.

De acordo com a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, os dois Estadistas debateram questões relacionadas com a segurança e Malawi comprometeu-se a apoiar Moçambique no combate ao terrorismo em Cabo Delgado.

“Durante a reunião, os dois líderes acordaram continuar a trabalhar em conjunto para manter e fortalecer a cooperação bilateral em vários domínios de interesse comum e com base no princípio de benefício mútuo entre as partes, com destaque para a manutenção das consultas político-diplomáticas para a busca conjunta de soluções para questões como conflitos armados, terrorismo, extremismo violento, paz, segurança, desenvolvimento, mudanças climáticas, COVID-19, entre outros”, avançou Macamo.

Por seu turno, a ministra dos Negócios Estrangeiros do Malawi secundou as palavras de Verónica Macamo, acrescentando que a visita a Moçambique representa um momento especial e acredita que ambos países têm muito a ganhar com os acordos entre os dois Estados.

“O que eles [os presidentes] fizeram foi dar um impulso à actividade económica, criando e envolvendo investidores para que venham”, disse Nacy Tembo.

A ministra malawiana falou ainda da importância que o Porto de Nacala tem para o escoamento de produtos para o seu país. “Estamos deveras impressionados com o investimento que o Governo de Moçambique tem feito em Nacala. Acreditamos que nos vai ajudar como país na importação e exportação”, salientou, acrescentando que o benefício não é só para Moçambique, mas também para Malawi.

Questionada se o seu país vai enviar tropas para o norte de Moçambique, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação do Malawi, Nancy Tembo, disse que há outros mecanismos de apoio, que não passam unicamente pelo envio de tropas.

Nyusi e Chakwera dirigem, na manhã de sábado, o Fórum de Negócios entre Moçambique e Malawi, evento no qual se prevê a assinatura de acordos bilaterais que vão permitir investimentos em ambos os países.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos