O País – A verdade como notícia

Moçambique e Cuba querem relançar cooperação económica

Foto: Presidência da República

Os dois países reforçaram cooperação nas áreas de formação e vão relançar a cooperação económica, disse o Presidente da República, Filipe Nyusi, que falava na noite da última sexta-feira, durante o banquete oferecido ao Presidente da República de Cuba.

As relações político-diplomáticas entre Moçambique e Cuba, estabelecidas logo depois da independência nacional, são consideradas excelentes. Foi para aquela país latino-americano que Moçambique enviou jovens para a formação em várias áreas do saber, com destaque para o sector da saúde.

Passado quase meio século de cooperação e, apesar do embargo económico, o Filipe Nyusi entende que há oportunidade para avançar para a cooperação económica.

As conversações que hoje mantivemos foram frutíferas, pois reforçámos as relações nos sectores tradicionais, como saúde, ciência e tecnologia, segurança e ordem públicas, cultura, entre outras. No entanto, permanece o desafio de implementação célere e concisa à altura do nosso excelente relacionamento político-diplomático. De igual modo, ponderamos a necessidade de desenvolver maior cooperação na economia, identificando novas áreas que respondam aos desafios da actualidade", referiu Filipe Nyusi, Presidente da República.

Na ocasião, o Presidente daquele país latino-americano, Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, voltou a condenar o embargo económico imposto pelos Estados Unidos da América e agradeceu o apoio de Moçambique.

Essa política causou danos na vida do povo cubano para não lograr o principal objectivo, que é avançar com a revolução cubana. Teremos capacidade para resistir e avançar com esforço e talento do nosso povo pela solidariedade, unidade e apoio que nos é dado por países irmãos, como Moçambique”, disse Miguel Mario Díaz-Canel, Presidente de Cuba.

Durante a cerimónia do banquete, foi apresentado um bailado da Companhia Nacional de Canto e Dança, representando as várias etapas da cooperação entre Moçambique e Cuba, bem como os resultados das relações político-diplomáticas entre os dois países.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos