O País – A verdade como notícia

Moçambique e África do Sul unem-se para formar corredor logístico benéfico para a região

Moçambique e a África do Sul reafirmaram esta quarta-feira a cooperação bilateral nas áreas de energia, agricultura, turismo, recursos naturais, transportes e logística. A intenção foi manifestada pelos chefes de Estado dos dois países durante a IV Sessão Binacional, realizada na cidade de Maputo.

Três anos depois do último encontro, realizado em Pretória, em Março de 2022, Moçambique e a África do Sul voltaram a reunir-se para uma Sessão Binacional, desta vez em Maputo. A visita de trabalho de Cyril Ramaphosa teve início na noite de terça-feira e, esta quarta-feira, o estadista foi recebido pelo Presidente da República com honras militares.

Após a cerimónia, os dois líderes dirigiram-se à IV Sessão da Comissão Binacional Moçambique–África do Sul, a quarta desde o primeiro encontro, em Outubro de 2015. Moçambique afirma ter cumprido as mais de quarenta decisões saídas da terceira sessão, realizada em Pretória.

“Durante a terceira sessão, há três anos, adoptámos 42 decisões e a avaliação que fazemos é que conseguimos honrar a sua implementação, apesar de, no ano passado, o país ter enfrentado manifestações violentas. Demos passos significativos em diferentes sectores. Este relacionamento de excelência é um instrumento de visão partilhada entre os dois países, visando a estabilidade e a integração regional”, afirmou Daniel Chapo, Presidente da República.

Por sua vez, a África do Sul afirma ter identificado durante os últimos anos, novas áreas de investimento em Moçambique com o domínio que consolide a cooperação 

“É essencial que implementemos as nossas decisões e identifiquemos novas áreas de oportunidade. Como comentávamos durante o jantar de ontem, identificámos várias possibilidades que os nossos países podem explorar. Devemos construir progressos através do Corredor de Desenvolvimento de Maputo, uma grande rede de transporte e uma zona económica que liga os nossos dois países”, disse o Presidente da RSA.

Na Sala dos Grandes Actos, os dois países reforçaram os laços bilaterais com a assinatura de vários instrumentos de cooperação em energia, agricultura, turismo, recursos naturais, transportes, logística, ciência e educação. Com Daniel Chapo explicou as prioridades 

“Pretendemos promover a diversificação de fontes energéticas e construir infraestruturas de geração e transmissão de energia elétrica entre os nossos países. Nos transportes e logística, há compromisso de modernizar os corredores de desenvolvimento já existentes, como o de Maputo, e avançar com novos projectos, como os de Ponta do Ouro e de Mapinhane–Pafuri.”

O Chefe de Estado moçambicano reforçou ainda que esta cooperação pode gerar emprego e fortalecer a segurança alimentar:

“O nosso sector privado clama por maior facilitação no transporte de bens, pessoas e mercadorias. Queremos promover um turismo mais robusto entre os nossos países. Na agricultura e pecuária, pretendemos reforçar a cooperação nesta área vital, que emprega muitas pessoas tanto na África do Sul como em Moçambique. Queremos beneficiar da experiência, tecnologia e investimentos sul-africanos para, juntos, produzirmos riqueza e garantirmos o bem-estar dos nossos povos, sobretudo no domínio da segurança alimentar.”

A África do Sul considera Moçambique um parceiro estratégico para impulsionar o desenvolvimento e o investimento privado.

Segundo Cyril Ramaphosa “A África do Sul é um parceiro confiável e leal de Moçambique, e Moçambique também o é para a África do Sul. É o nosso maior parceiro comercial na região e está entre os quatro principais destinos das nossas exportações no mundo. Moçambique acolhe mais de 300 empresas sul-africanas, e esse número deve aumentar com uma cooperação mais profunda em energia, mineração, infraestrutura, agricultura, serviços financeiros, telecomunicações, saúde, turismo e indústria hospitalar.”

Moçambique aproveitou ainda a ocasião para agradecer à África do Sul pela cooperação no combate ao terrorismo em Cabo Delgado.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos