O pavilhão de Moçambique acolheu mais de 500 mil visitantes na Expo Dubai 2020. Segundo os responsáveis, o país conseguiu estabelecer contactos com potenciais investidores nas áreas de energia, turismo, agricultura e infra-estruturas.
A Expo Dubai 2020 encerrou as portas, seis meses depois da sua abertura oficial. Moçambique esteve entre os 192 países participantes do evento, que contou com a presença de mais de 23 milhões de pessoas. O país exibiu suas potencialidades em diversas áreas, tendo conseguido atingir 572.813 visitantes.
“Dos cerca de 500 mil participantes que visitaram o nosso pavilhão, nós tivemos uma boa percentagem de pessoas que se interessaram pelo ambiente de negócio de Moçambique e pelas ofertas que o país tem em termos de investimentos”, afirmou Miguel Costa Mkaima, comissário-geral de Moçambique na Expo Dubai 2020.
Durante o evento, Moçambique dedicou-se, em grande medida, aos negócios, o que, para o director do pavilhão moçambicano, representa um ganho para o país.
“Falamos, na Expo Dubai 2020, sobre a variedade de produtos que temos para a área de exportação. Falamos também do melhor destino turístico, que é Moçambique e suas variedades de negócios”, salientou Sozinho Boane, director do pavilhão de Moçambique
Os visitantes da Expo Dubai 2020 revelam ter tido uma experiência marcante e mostraram-se fascinados com o conteúdo exposto no pavilhão de Moçambique.
“É um lugar bonito, gostei de estar aqui. É um lugar fantástico, o que me atraiu é o instrumento musical Timbila. Gostava de tocá-lo um dia. A Expo é um lugar fantástico que mostra todo o mundo num único espaço sem despender muito do dinheiro”, disse Ameen Hassan, visitante.
“O pavilhão é muito bonito, as cores são atraentes. Os assistentes são amigáveis e falaram-nos o quão seguro é viajar para Moçambique, ver os animais, nadar com golfinhos. Isso é muito excitante”, frisou Cheryl Venettozzi.
A organização da Expo 2020 Dubai referiu que a próxima exposição mundial será em Osaka, no Japão, em 2025.