O País – A verdade como notícia

Moçambique descobre primeiro caso de poliomielite

Foto: O país 

Moçambique detectou o primeiro caso de poliomielite selvagem, seis anos depois de ter sido declarado livre da doença. Segundo o Ministério da Saúde, o caso foi diagnosticado numa criança no distrito de Changara na província de Tete.

Passam seis anos desde que o Comité Africano de Certificação de pólio anunciou o fim da doença em Moçambique. Esta quarta-feira, o Ministério da Saúde convocou a imprensa para anunciar a descoberta do primeiro caso de poliovírus selvagem registado no distrito de Changara, na província de Tete.

“No dia 14 do corrente mês, o país recebeu a notificação, do laboratório, da confirmação de um caso de poliovírus selvagem, identificado em uma criança”, disse Quinhas Fernandes.

Segundo o Ministério da Saúde o vírus detetado está ligado ao surto do mesmo registado desde Fevereiro no vizinho Malawe. “O sequenciamento genético deste caso, resultante do pólio vírus selvagem, a forma original mostra que há uma relação com o caso que foi identificado no Malawi”, avançou o director Nacional de Saúde, Quinhas Fernandes.

Perante esta situação, o Ministério da Saúde já tomou algumas medidas dentre as quais declarar Emergência da Saúde Pública.

“Recomendámos a todos os pais e encarregados de educação que priorizem levar as crianças aos locais de vacinação ou abram suas portas para que as equipas de vacinação possam vacinar as crianças”, ecomendou.

Apesar deste caso, as autoridades de saúde garantem que a situação está controlada e já foram realizadas duas rondas de vacinação e, neste momento, se prepara a sua terceira ronda. “Nesta terceira ronda nós iremos abranger o país todo. A identificação deste caso resulta do aumento da vigilância que foi realizada durante a primeira e segunda ronda”.

A poliomielite é uma doença viral bastante infeciosa e contagiosa, que ataca a medula espinal e causa paralisação irreversível em crianças. Os poliovírus selvagens são vírus que ocorrem naturalmente na comunidade, e que se propagam tipicamente quando as fezes de uma pessoa infectada contaminam a água ou os alimentos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos