O País – A verdade como notícia

Moçambique à beira de uma “crise” nos combustíveis

O presidente da petrolífera Puma em África alerta que Moçambique está à beira de uma “grave crise energética” por não permitir que os postos subam o preço dos combustíveis, que assim podem acabar dentro de dois a três meses.

“Moçambique está hoje à beira de uma grave crise energética no que respeita a hidrocarbonetos, por duas razões: o preço é muito baixo face ao custo real do produto e quem subsidia esta situação são as empresas do mercado petrolífero”, referiu Fadi Mitri em conferência de imprensa, esta semana, em Maputo.

“O Governo deve cerca de 25 mil milhões de Meticais (350 milhões de euros) à indústria das gasolineiras e esta é uma situação insustentável”, referiu o líder de uma das operadoras no mercado.

Impossibilitadas de ajustar os preços, tabelados pelo Governo, Mitri contou que, no primeiro trimestre, as distribuidoras de produtos petrolíferos reduziram a importação de combustíveis em 54% face ao mesmo período de 2022. “Logo, dentro de dois a três meses não vai haver combustíveis em Moçambique”, avisou.

De acordo com o presidente da Puma em África, o aumento mensal da dívida de Moçambique coloca em causa a reputação das gasolineiras junto da banca, que começa a rejeitar propostas para novos empréstimos, principalmente entre as distribuidoras moçambicanas de menor robustez.

“Quando a dívida se prolonga, os bancos começam a rejeitar este pedido. As gasolineiras moçambicanas são as que mais sofrem, na medida em que as internacionais têm maior robustez financeira”, explicou o responsável.

Para aquele responsável, a solução para travar uma crise de combustíveis em Moçambique é simples: “Os preços devem subir, no gasóleo, em 4,55 Meticais por litro. Na gasolina, não é necessário. Isso não significa que haverá um reembolso imediato dos 25 mil milhões de Meticais que o Governo deve, mas, com esta medida, a dívida começa a cair”.

Desde 1 de Julho de 2022, data do último ajuste, a gasolina passou a custar 86,97 Meticais e o gasóleo passou para 87,97 Meticais por litro.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos