Moçambique já faz parte da plataforma electrónica “Trusted Travel”, lançada esta quinta-feira, na Cidade de Maputo. A inovação permite verificar a autenticidade dos testes da COVID-19 apresentados pelo cidadão para efectuar viagens. A plataforma permite ainda verificar o histórico de vacinação, testes realizados e sua certificação.
Disponível na página do Ministério da Saúde, “Trusted Travel” permite que o cidadão crie uma conta onde pode alojar informações básicas sobre a sua situação de vacinação e histórico de testagem contra COVID-19.
De acordo com o ministro da Saúde, Armindo Tiago, a plataforma visa garantir a vigilância e a segurança de testagem contra SARS-COV-2 no continente africano e vai facilitar, igualmente, o movimento e as trocas comerciais entre os países. Ainda através desta plataforma, o ministro avança que: “Os laboratórios que passarem por auditoria e certificação de vistoria rigorosas podem emitir laudos de testagem da COVID-19 para efeitos de viagem”.
O sector avança ainda que decidiu aderir à plataforma porque “garante a segurança e a fiabilidade dos laudos de testagem da COVID-19, incluindo a detenção de laudos falsos”.
Desenvolvida pelo Centro Africano de Prevenção e Controlo de doenças, já conta com a adesão de 14 africanos, incluindo Moçambique, e, segundo as autoridades nacionais, abre uma nova era.
Com a plataforma, espera-se que a realização de viagens se torne mais segura, o que anima o sector privado. Muhammad Abdullah diz que este é um passo importante para criar transparência do país, como um destino do turismo.
A plataforma permite viagens seguras entre os países, reforçando a sua confiança mútua e menor transmissão da COVID-19 além-fronteira.