O País – A verdade como notícia

Misau investiga uso de Anti-retrovirais em frangos na província de Tete

O Ministério da Saúde diz que está a investigar o suposto desvio dos medicamentos de tratamento do HIV/sida, os Antirretrovirais, que supostamente foram usados como vitaminas para frangos na província de Tete.

Ussene Issi, ministro da Saúde, avançou que uma equipa multi-sectoriais está naquela província para entender, em duas perspectivas: primeiro o crime do desvio de medicamentos do sistema nacional de saúde, segundo sobre o facto de se estar a aplicar este tipo de químicos a animais domésticos, para consumo humano, o que configura um perigo para a saúde Pública.

Recorde-se que o assunto foi despoletado na imprensa nacional, citando um estudo feito em Tete, pela organização Galamukani, que apurou o seguinte: “Produtores de frangos, em Tete, estão a usar Antirretrovirais como vitamina para a engorda das aves”. A mesma imprensa cita o pesquisador Isaias dos Anjos, que teria constatado que os fármacos são desviados das unidades sanitárias, num esquema já antigo.

“Os avicultores contactam os profissionais da Saúde, que desviam os fármacos para a venda ilícita. Uns vendem entre 160 e 250 meticais cada frasco e outros trocam anti-retrovirais pelos frangos”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos