O País – A verdade como notícia

MISA diz que limitação de internet no país foi propositada 

Misa Moçambique diz que a limitação dos serviços de internet havida entre sexta-feira e sábado foi uma acção propositada. O MISA diz igualmente que a intenção era limitar  a troca de informação no contexto dos protestos contra os resultados eleitorais.

Bandwidth throttling ou simplesmente  “limitação intencional da banda larga”, após realizar investigações foi é constatação do MISA sobre a falta de internet por mais de 18 horas  em todo o país.

“Através da verificação feita pelo Misa Regional no IODA (Internet Outage detection an Analysis), a velocidade da Internet em moçambique foi reduzida na tarde do dia 25 de Outubro, num contexto em que o país vem vivendo um ambiente de tensão violenta devido ao anúncio dos resultados eleitorais”, lê-se. 

Em adição, o Misa diz que o Governo pretendia  além de limitar o direito de imprensa e de expressão, limitar a troca de informação no contexto das manifestações contra os resultados eleitorais.

“Depois das violações contra as liberdades de imprensa e de expressão, através da violência policial, o Governo volta a violar a liberdade de expressão,  ao limitar aos cidadãos de circular e trocar informações através das plataformas digitais , assim como limitado às operações de negócio  e a vida social, num dia em que muitos moçambicanos se encontram a realizar as suas actividades de forma remota devido a violência nas ruas” concluiu.

Até ao momento as operadoras ainda não deram quaisquer explicações.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos