O País – A verdade como notícia

MIREME quer incrementar a exploração de recursos minerais no país

Foto: O País

O secretário-permanente do Ministério dos Recursos Minerais e Energia exige que o sector busque estratégias para estimular o aumento da produção e exploração dos recursos minerais. Teodoro Vales falava hoje, na abertura do Seminário de Divulgação dos Resultados do Projecto de Assistência Técnica aos Sectores de Gás e Minas.

 O Projecto de Assistência Técnica aos Sectores de Gás e Minas está em curso no país desde 2013. O desafio é aprimorar os conhecimentos sobre o potencial de recursos minerais, com vista a incrementar a produção e exploração.

“Este exercício permitiu disponibilizar informação apurada sobre os tipos de minerais, a sua localização e, consequentemente, o incremento do investimento mineiro, com maior destaque para a pesquisa e a exploração do gás natural, carvão mineral, areias pesadas, ouro, pedras preciosas e semipreciosas”, disse Teodoro Vales, secretário-permanente do Ministério dos Recursos Minerais e Energia.

O Ministério dos Recursos Minerais e Energia reuniu-se, esta quinta-feira, na Cidade de Maputo, para avaliar os resultados da implementação do projecto.

Entre os ganhos alcançados, destacam-se o financiamento do Banco Mundial, em 50 milhões de dólares, nos sectores de hidrocarbonetos, minas, monitorização sísmica e capacitação institucional, segundo fez saber Vlademiro Manhiça, director de Pesquisas Geológicas do Instituto Nacional de Minas.

“Antes do projecto, não tínhamos equipamento adequado para este tipo de serviço, então este permitiu-nos adquiri-los para a pesquisa geofísica e treinar os nossos técnicos”, explicou.

Participaram no seminário quadros do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, pesquisadores, consultores e parceiros de cooperação.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos