O País – A verdade como notícia

Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE vão reunir-se em Kiev

Foto: Correio da Manhã

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27 membros da União Europeia (UE) vão reunir-se brevemente em Kiev, capital da Ucrânia, anunciou esta segunda-feira o Alto Representante para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell.

Sobre o acordo de cereais e de paz, de acordo com a SIC Notícias, o chefe da diplomacia europeia definiu a posição comum europeia como a procura de “uma paz, mas uma paz justa” para a Ucrânia, baseada no plano de paz do próprio Presidente, Volodymyr Zelensky. Borrell espera que “o maior número possível de Estados-Membros” apoie o plano durante esta semana.

O acordo sobre os cereais, que permitia a exportação de cereais ucranianos e fertilizantes russos através do mar Negro, foi considerado morto por Borrell: “Acredito que, no fundo, a Rússia não quer este acordo; já não se trata de levantar restrições ou sanções, uma vez que estas não afetam as exportações russas (…), são desculpas ou argumentos falsos”.

Na reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, em Nova Iorque, o Sahel ocupou uma grande parte dos debates, explicou Borrell.

A instabilidade política nesta região, com golpes de Estado e conflitos civis, não pode ser explicada por uma única causa, uma vez que “cada país é diferente e isso exige abordagens diferentes, sem que isso signifique dois pesos e duas medidas”, disse.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos