O País – A verdade como notícia

Ministro do Interior quer SERNIC preparado contra terrorismo e raptos

O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) está em conselho coordenador até sábado. O ministro do Interior desafiou os agentes daquela instituição para uma formação contínua de modo combater o terrorismo em Cabo Delgado. Em relação aos raptos, Amade Miquidade fala do aprimoramento de estratégias para debelar o problema.

A sessão de abertura do evento teve lugar na Academia de Ciências Policiais (ACIPOL), no distrito de Marracuene, província de Maputo.

Para o ministro do Interior, “o combate ao terrorismo pressupõe uma formação permanente de oficiais e agentes do SERNIC. Estamos sim a dar formação especializada, porque” os terroristas actuam de “diversas formas”, das quais em forma “guerrilha, em Cabo Delgado”.

“Os terroristas recrutam jovens, forçando-os a juntar-se às suas hostes. Cabe ao SERNIC fazer uma investigação para coartar essa actividade criminosa”, defendeu Amade Miquidade.

Este ano, pelo menos 11 raptos ocorreram nas principais cidades do país e ainda não houve esclarecimento. Amade Miquidade disse que está em curso um processo de melhoria da estratégia para estancar o crime.

Aos agentes do SERNIC que supostamente integram e lideram redes de crime, o ministro do Interior prometeu punição e expulsão.

“Todos aqueles indivíduos que eventualmente estejam ligados à actividade criminosa não vão ser poupados”, disse Amade Miquidade, salientando que serão levados à barra da justiça para “responsabilização”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos