Esta sexta-feira, quando forem 10 horas, a Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, vai inaugurar o novo edifício onde passará a funcionar a Delegação Provincial de Gaza do ARPAC – Instituto de Investigação Sociocultural, na cidade de Xai-Xai.
A construção é de raiz, financiada exclusivamente pelo Governo, visando conferir condições condignas de trabalho à instituição pública de carácter cultural e científico, vocacionada à pesquisa, conservação e divulgação de forma sistemática, dos aspectos da cultura moçambicana (nos domínios da etnologia, antropologia, linguística, sociologia e história), com finalidade de estudo, educação e deleite. Além de gabinetes técnicos, a infra-estrutura possui uma biblioteca para o acervo de especialidade da área de trabalho do ARPAC.
A Delegação Provincial do ARPAC de Gaza foi criada e iniciou as suas actividades em 2009, tendo partilhado o espaço de funcionamento com a Casa Provincial da Cultura, ao longo de anos, com todos os inconvenientes que a situação representava.
Com esta inauguração, enquadrada no Plano de Realizações dos Primeiros 100 dias de Governação do presente quinquénio, o ARPAC fortalece a sua expansão territorial no País, faltando apenas delegações em duas Províncias, designadamente, Nampula e Inhambane, já que na Zambézia funciona um Núcleo do ARPAC que assegura as actividades do Instituto de Investigação Sociocultural, podendo formalizar-se como Delegação Provincial em breve.
De acordo com o Ministério da Cultura e Turismo, a cerimónia de inauguração das novas instalações do ARPAC em Xai-Xai, terá a observância das medidas de prevenção da Pandemia do Coronavírus pelo que, será de participação restrita, devendo contemplar intervenções culturais mínimas e discursos oficiais.
Além da Ministra da Cultura e Turismo, tomam parte do evento a Governadora da Província de Gaza, Magarida Mapandzene, o Secretário de Estado na Província de Gaza, Amosse Macamo; o Presidente do Conselho Municipal de Xai-Xai, Emídio Xavier; o Director-Geral do ARPAC, João Fenhane, membros do Governo Provincial e Municipal e outros convidados.