O País – A verdade como notícia

MINEDH sem conhecimento sobre suspensão da contratação de novos funcionários

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano ainda não tem conhecimento sobre a suspensão de contratação de novos funcionários para o Estado. A revelação sobre o desconhecimento da suspensão de contratação de funcionários para o Aparelho do Estado foi feita pela Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua.

O jornal O País teve acesso a um documento, designado Cenário Fiscal de Médio Prazo 2024-2026, que revela que o Governo vai suspender a contratação de novos funcionários, este ano, para conter a despesa com pagamento de salários. Ademais, entre 2024 e 2026, só serão contratados cerca de 30 por cento das novas admissões previstas.

“Face à pressão que a massa salarial representa no Orçamento de Estado e a necessidade de ajuste fiscal para trazer esta rúbrica para níveis sustentáveis, o Governo irá suspender as novas admissões em todos os sectores no segundo semestre de 2023 e, no período do CFMP 2024-2026, serão permitidas, excepcionalmente novas contratações em média de cerca de 3200 funcionários por ano”, lê-se no documento, que estima que, durante esse período, as contratações que serão feitas vão custar 700 milhões de Meticais, 0,06% do PIB por ano.

Ainda assim, a Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, avançou, esta quinta-feira, não ter informação sobre o assunto.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos