A Save the Children vai entregar, esta segunda-feira, ao Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, livros de incentivo à leitura e escrita desenvolvidos no contexto do ensino bilingue em Moçambique.
Segundo um comunicado enviado a nossa redacção, trata-se de materiais de ensino-aprendizagem concebidos em colaboração com o Instituto de Formação de Professores de Nampula e a Direcção Nacional de Ensino Primário, validados para o uso no ensino pré-escolar e primário pelo Conselho Técnico daquele ministério.
“Os livros, ilustrados, apresentam 14 textos (contos, histórias e narrativas diferentes), em português e em emákwua, baseados nas vivências da província de Nampula e colhidos nos campos de leitura, no âmbito da implementação de iniciativas de promoção de leitura e escrita, desenvolvidas pelas Save the Children naquela província”, lê-se na nota.
Ainda de acordo com o comunicado, espera-se que estes livros contribuam para os esforços do Governo de Moçambique de promover o ensino-aprendizagem com recurso a línguas locais, com potencial para dinamizar o aprendizado entre as populações deslocadas pelo conflito armado da província de Cabo Delgado.