Mais de 23 mil candidatos vão ser submetidos aos exames extraordinários da 12ª classe e Ensino técnico-profissional a partir desta segunda-feira em todo o país. Deste número, 462 são do ensino técnico-profissional e os restantes de nível pré-universitário (12ª classe).
Os exames da 12ª classe decorrerão em 70 centros distribuídos em todas as províncias, e em 16 centros serão avaliados os candidatos do nível técnico-profissional.
A ministra da Educação, Conceita Sortane, garante que estão todas as condições criadas para a realização dos mesmos; com exames devidamente impressos.
Quanto às recorrentes fraudes académicas, a dirigente diz que foi tudo preparado ao detalhe para que tal não se registe nos exames que deverão terminar na próxima sexta-feira.
“Os alunos são proibidos de ir à sala de exames com celular, existe um detetor de metais em todas as escolas para garantir o cumprimento dessa regra”.
Os exames extraordinários para a 10ª classe foram suspensos desde 2017, devido ao número reduzido de candidatos que se inscreviam para realizá-los.