O País – A verdade como notícia

Militares reforçam segurança de camiões em quatro províncias da África do Sul

Foto: Universo Notícias

A África do Sul destacou militares para garantirem a segurança de camiões em quatro províncias que fazem fronteira com Moçambique.

Em menos de 10 dias, mais de duas dezenas de camiões foram reduzidos à cinza nas estradas sul-africanas. Um fenómeno cujas causas ainda não se conseguiu explicar, embora a última actualização da Polícia tenha apontado existirem 12 suspeitos.

O Governo sul-africano assumiu tratar-se de sabotagem económica e decidiu envolver militares na garantia de segurança aos camionistas que circulam em quatro províncias que fazem fronteira com Moçambique.

Num comunicado divulgado na página de internet das Forças Armadas, lê-se que “as Forças de Defesa Nacional da África do Sul confirmam o seu destacamento em apoio ao Serviço da Polícia da África do Sul, nomeadamente em quatro províncias, Limpopo, Mpumalanga, Kwa-Zulu Natal e a Província de Free State”.

As autoridades sul-africanas não sabem se os ataques a camiões estão conectados entre si, pois ocorreram em várias partes do país. O ministro da Polícia, Bheki Cele, avançou que as operações são organizadas e sofisticadas.

O fenómeno está a gerar receio nos moçambicanos que se dedicam ao negócio de transporte de carga entre Moçambique e África do Sul, por temerem que os seus camiões sejam alvo de ataques.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos