O País – A verdade como notícia

Militares prolongam liderança de Burkina Faso por mais cinco anos

Governantes militares do Burkina Faso dizem que irão permanecer no poder por mais cinco anos, quando haviam prometido realizar eleições em Julho para restabelecer o poder civil.

A Junta militar do Burkina Faso decidiu estender  o poder durante mais cinco anos. A decisão foi tomada no sábado durante o diálogo nacional sobre a calendarização da transição para a democracia. Os militares haviam prometido realizar  eleições em Julho para restaurar o regime civil, garantindo que a segurança teria prioridade. Entretanto, um documento aprovado na reunião, assinado pelo Presidente interino do Burkina Faso, Ibrahim Traore, dá conta que o período de transição para o regime civil será estendido para 60 meses a partir do dia 2 de Julho. 

A nova carta visa traçar um caminho de regresso ao regime civil no país abalado pela violência política. O documento permite que Traore concorra à presidência quando as eleições ocorrerem.

Representantes da sociedade civil, forças de segurança e defesa e legisladores na assembleia de transição participaram nas conversações em Ouagadougou, boicotadas por muitos partidos políticos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos