O escritor moçambicano, Mia Couto, foi um dos galardoados com o prémio literário de dimensão internacional também conhecido como o “Oscar dos livros”, da PEN/AMERICA, na sua edição de 2025. O galardão é atribuído ao conjunto da obra do escritor.
Em comunicado oficial da PEN AMERICA, divulgado hoje, o júri do prémio justifica que a escolha se deveu ao facto da escrita de Mia Couto “sondar a história conturbada da sua terra natal, bem como os enigmas essenciais de identidade e existência humanas”.
Segundo o mesmo júri, Mia Couto ocupou “um lugar singular na paisagem da literatura africana e mundial”.
Couto é o primeiro escritor de língua portuguesa a receber este galardão. A cerimónia de entrega vai acontecer no dia 8 de Maio em Nova Iorque, numa das mais prestigiadas salas de teatro de Manhattan.
Ao escritor juntam-se mais duas figuras, a dramaturga libanesa-americana Mona Mansour, que será homenageada com o Prémio PEN/Laura Pels da Fundação Internacional para o Teatro, e Charles H. Rowell, fundador da Callaloo, uma publicação que celebra escritores e artistas visuais de ascendência africana em todo o mundo.