O internacional moçambicano Edson Sitoe, ou simplesmente Mexer, já começa a ganhar um lugar na equipa principal do Estoril de Praia, depois de um início de temporada para esquecer.
Transferido do Bordéus da França no início da temporada finda, Mexer chegou à equipa portuguesa em Agosto, mas sem conseguir singrar, tendo sido preterido nos primeiros jogos, oscilando entre o banco e fora das convocatórias.
Só a 30 de Outubro, antes da paragem para o Mundial do Qatar, num jogo diante do Portimonense, a contar para uma jornada da liga portuguesa, é que o central moçambicano fez os primeiros minutos, aos nove, entrando aos 87.
Na jornada seguinte, diante do Benfica, voltou a estar no banco, não sendo chamado a jogo, vindo a titular na última jornada antes da paragem, a 14 de Novembro, diante do Santa Clara.
Mexer voltou a ser titular no jogo da Taça da Liga, a 19 de Novembro, diante do Tondela, mas voltou a ser preterido nas restantes partidas da Allianz Cup (Taça da Liga), diante do Académico FC, Torrense e Famalicão.
No regresso das provas da liga portuguesa depois do Mundial, no sábado passado, Mexer Sitoe foi titular no embate diante do Arouca, em que o Estoril de Praia perdeu por duas bolas sem resposta.
Recorde-se que aquando da sua chegada ao clube português, o central moçambicano prometeu trabalhar para recuperar a sua forma física e a titularidade, depois de ter ficado quase uma época inteira fora das escolhas do treinador do Bordéus da França, o que acabou por propiciar a saída do jogador para o campeonato português.
O internacional moçambicano iniciou a carreira no Desportivo Maputo, de onde partiu com contrato para o Sporting de Portugal, onde não chegou a ganhar espaço, tendo sido emprestado ao Olhanense, onde fez 48 jogos em duas temporadas e fez duas assistências.
Mexer passou depois pelo Nacional da Madeira, durante duas épocas, onde disputou 64 partidas e marcou dois golos, antes de se mudar para o Rennes da França. No clube francês ficou por cinco temporadas, realizando 143 jogos e marcado seis golos e uma assistência.
Na época 2019/20 partiu para o Bordéus, por três temporadas, clube que disputou 48 partidas, apontou um golo e fez duas assistências, antes de regressar a Portugal pela porta do Estoril, onde já fez cinco jogos, três dos quais a titular.
Mexer Sitoe, que já conta com 56 internacionalizações e três golos, aponta a qualificação ao CAN da Costa do Marfim, em 2024, como o principal objectivo da carreira, num grupo onde conta com a oposição da campeã africana, Senegal, Benim e Malawi.