O ministro da Indústria e Comércio disse, hoje, que as reflexões promovidas pela plataforma Mozgrow são necessárias num contexto que o mundo e Moçambique, em particular, continuam a reinventar-se para vencer os efeitos da COVID-19. Carlos Mesquita, que falava na abertura da terceira edição da plataforma Mozgrow, promovida pela Fundação Soico, disse que há oportunidades ligadas ao agronegócio que podem ser aproveitadas, neste contexto da pandemia, em benefício das necessidades da sociedade.
Para o governante, o lema “Transformar para Competir” faz parte dos objectivos e prioridades do Executivo inscritos no Programa Quinquenal (2020-2024), “dentro da prioridade II que visa impulsionar o desenvolvimento económico, a produtividade e geração de emprego”.
“Face aos desafios do mercado é importante que as empresas apostem na qualidade e protecção dos seus produtos, propriedade intelectual por exemplo, na embalagem, no marketing e na certificação, como factores que contribuirão para melhorar a competitividade e internacionalização dos nossos produtos e serviços”, disse o ministro da Indústria e Comércio.
Carlos Mesquita avançou, por outro lado, que vai lançar, em breve, o Programa Nacional Industrializar Moçambique (PRONAIMO), visando galvanizar a economia através do agronegócio, aproveitando a cadeia de desenvolvimento da produção agrícola. Neste contexto, Mesquita acredita que a plataforma Mozgrow, através das suas reflexões, pode ajudar nos objectivos do Governo.